Site ou Redes Sociais: Qual o melhor investimento para sua empresa?

Você já deve ter ouvido falar que sua empresa precisa estar na Internet, afinal, no Brasil já são mais de 139.1 milhões (66% da população) com acesso a Internet, aponta pesquisa promovida pela agência We Are Social e a plataforma Hootsuite em 2017. Mas será que faz algum sentido criar site em tempos de redes sociais? Essa é uma dúvida que muitos clientes nos questionam e com toda a razão.

Muitos empreendedores, especialmente os de pequeno porte em fase inicial de negócio, acreditam que apenas as redes sociais são suficientes para satisfazer sua clientela. Eles abrem um perfil empresarial nas redes sociais e, devido à rápida interação com os clientes, acabam focando somente nessas mídias. Por outro lado, Google, considerada a ferramenta mais eficiente de busca, só prioriza sites em sua leitura.

Principais vantagens de investir em redes sociais

Comunicar bem e com criatividade é uma das ferramentas mais eficazes na estratégia empresarial de conquistar e manter clientes, em qualquer área de atuação. Hoje, as redes sociais como Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter são os principais canais de informação, superando a mídia tradicional. Por isso, a cada dia as empresas percebem a importância de estar presente no mundo digital. Conheça alguns motivos para você investir em mídia social e manter o seu negócio sempre online:

1. Aproximação e interação com o público

As redes sociais estão aí para lhe aproximar do seu público e para ajudar o seu negócio a conquistar novos clientes. A interatividade pode ser menos formal e mais leve, sem que sua marca seja descaracterizada, remete a um relacionamento entre a marca e o cliente. Para isso, é preciso criar posts mais humanizados que contem e “vendam” histórias, conceitos e sentimentos que sua marca desperta. Empresas não são apenas marcas, são pessoas, e é com elas que é preciso se relacionar para que seu produto ou serviço tenha mais visibilidade e, é claro, as vendas aumentem e sua marca fique cada vez mais conhecida.

2. Envolvimento

Trabalhar com a emoção, humanizar a marca e mostrar ao cliente como ele é importante para a empresa é essencial. Com criatividade e um bom planejamento as mídias podem ser usadas para despertar interesse, curiosidade e chamar a atenção do público. Podem ser feitas campanhas, enquetes, promoções e outras ações divertidas e descontraídas para aumentar o envolvimento e participação dos clientes.

 3. Praticidade

A internet aproxima a sua empresa do público, já que a comunicação é mais rápida e, em alguns casos, imediata.  O cliente se sente valorizado com um retorno eficiente e personalizado às suas dúvidas, críticas ou elogios. Além disso, é o público e a interação com ele que mostra o que está bom e o deve melhorar nos serviços prestados ou produtos ofertados pelo seu negócio.

4. Mídia espontânea

As marcas que sabem utilizar bem as redes sociais conquistam aliados e garantem mídia espontânea, ou seja, fazem a propaganda ou divulgação de sua marca sem ter que fazer grandes investimentos em anúncios. Isso porque, clientes satisfeitos divulgam a marca e falam positivamente sobre suas experiências, e é isso que é o diferencial, porque as pessoas querem viver o novo, participar, ser parte da história. Seu cliente é a sua melhor propaganda.

 5. Custo X Benefício

A possibilidade de uma conversa mais leve e ágil pelas redes sociais economiza tempo e dinheiro, e ainda mostra ao cliente que existe uma equipe qualificada para atendê-lo. Para que sua empresa esteja nas redes não é preciso desembolsar um centavo, já que o acesso às redes é gratuito. No entanto, como as páginas são o seu cartão de visita investir numa equipe bem treinada que seja responsável pela criação de conteúdo e gerenciamento da fan page é um ganho para a empresa. Esse é o tipo de investimento que vale a pena porque se a estratégia for bem executada pode gerar resultados financeiros e fortalecer a marca.

Redes sociais substitui o site?

Imagine você investindo todos os meses dinheiro e tempo na construção da sede da sua empresa em um terreno que alugou, ao finalizar a construção você inicia as atividades do seu negócio, contrata uma agência de marketing, que em conjunto ajuda-o a criar estratégias para levar novos clientes para sua empresa. Então, com o passar dos meses você começa a colher o fruto dos seus esforços, o número de clientes aumenta a cada mês, e quando estava convicto que fez um ótimo investimento, ao renovar o contrato de aluguel o proprietário informa que precisa do local e não poderá renovar o contrato.

O que você iria pensar? Como fica todo valor que investiu na construção da sede? E os investimentos em marketing para divulgar o local da sua empresa? O mesmo se aplica as redes sociais, apesar de todos os benefícios citados acima, você precisa ter um endereço fixo na Internet para não ficar referem das redes sociais e ter melhores resultados.

Sites possuem funções distintas e complementares as redes sociais dentro de uma boa estratégia de marketing digital. É preciso engajar, informar, criar autoridade e fechar negócios para que seus investimentos valham a pena, e ignorar algum desses canais vai diminuir seu desempenho e seus resultados.

Principais vantagens de investir em site

Se você possui um site bem posicionado nos resultados de busca do Google e com boa taxa de conversão, parabéns. Saiba que você faz parte da grande minoria que entende os benefícios de investir em um site para sua estratégia de marketing. Agora se você não possui um site, responda essa pergunta: qual marca de sucesso que você conheçe não tem um site próprio?

Independentemente do segmento da sua empresa, local ou tamanho, esse é o denominador comum entre os negócios de sucesso. Conheça alguns motivos para você investir em um site:

1. Para ser encontrada

Sua empresa pode ser fora de série, possuir o melhor atendimento do mercado e oferecer um produto de altíssima qualidade. Mas de que adiantaria tudo isso se as pessoas não encontrassem o que você faz?

Ter um site é a forma mais simples de ser encontrado hoje na internet. O principal canal de busca que uma pessoa usa quando está curiosa sobre qualquer assunto é o Google. E se essa pessoa estiver curiosa sobre seu nicho ou sua empresa, não será diferente.

Se a pesquisa for sobre sua empresa, é importante que você tenha um bom e otimizado site para que o primeiro resultado da pesquisa seja com o link para o seu site. Agora, se a pesquisa for sobre o problema que seu cliente enfrenta, é importante que você tenha bons conteúdos e um bom blog para que sua empresa esteja à frente dos concorrentes.

2. Para ganhar autoridade no mercado

Se você conhece duas soluções para seu problema e só uma possui site próprio, em quem você confiaria mais? Em uma página com domínio próprio ou em uma fanpage no Facebook?

Não queremos desmerecer as mídias sociais – como falamos acima, elas possuem um papel fundamental em uma estratégia de Marketing Digital. O ponto aqui é que um site é muito mais personalizável e profissional do que um perfil social.

Com um site, sua empresa possui muito mais artifícios para promover o seu produto. Além do mais, por meio da produção de conteúdo, você consegue provar para a sua persona que entende do assunto e que tem capacidade técnica para ser a solução dos problemas que ela enfrenta. É um diferencial bastante eficiente nessa tomada de decisão.

3. Para expandir o negócio

Qual é o objetivo de seu negócio? Você tem planos de expandi-lo? Uma das missões da Indexis é auxiliar as empresas aumentarem suas vendas utilizando o que há de mais moderno em tecnologia aplicada em negócios na internet em conjunto com estratégias de marketing digital.

Para isso, aplicamos metodologia comprovada, onde milhares de empresas diariamente obtém sucesso em seus negócios. No entanto, nada disso seria possível se essas empresas não tivessem um site com um domínio próprio.

Para adquirir mais clientes, você precisa de mais Leads. E para gerar mais Leads, você precisa de mais visitantes. E para adquirir mais visitantes, você precisa desse site para recebê-los.

O site é, muitas vezes, o primeiro canal de contato entre sua empresa e o futuro cliente. O Inbound Marketing permite que esses clientes cheguem até você em vez de você ir atrás deles. A longo prazo, é um processo bastante vantajoso.

4. Para se relacionar com sua audiência

Sempre falamos com nossos clientes que a forma de consumo mudou desde que a internet se tornou presente durante todos os minutos de nosso dia a dia.

O consumidor não possui mais um papel apenas reativo ao marketing e à publicidade. É absolutamente normal que ele pesquise sobre sua marca ou seu problema na internet antes de tomar a decisão da compra. E é nesse ponto que entra o site de sua empresa.

Há várias maneiras de manter um relacionamento com seu público em seu site. E todas elas funcionam muito bem:

  • Publicar posts no blog ou materiais ricos sobre problemas que a audiência enfrenta;
  • Responder comentários das pessoas em posts de blogs;
  • Criar uma central de relacionamento com respostas para as dúvidas mais comuns;
  • Gravar e disponibilizar treinamentos online para clientes;
  • Ter um chat em real-time para atender aos clientes.

Citamos apenas 5, mas há muitas outras possibilidades. O importante aqui é saber que o seu site é como se fosse seu escritório virtual, por isso cada visitante deve ser tratado como estivesse visitando sua empresa.

5. Para vender

Segundo as boas práticas da metodologia do Inbound Marketing, depois de atrair, converter e relacionar, é chegada a hora da venda.

E qual o papel de seu site nessa etapa? Em relação a vendas, seu site pode ser útil tanto para vendas consultivas, como é o caso da Indexis, como para vendas self-service, como é o caso de ecommerces.

Se sua venda for consultiva, o site é um apoio ao vendedor na hora de fechar com o cliente. É fundamental que tenha uma área com as soluções, preços de seus produtos ou canais de contato para solicitação de orçamento.

Se sua venda for self-service, um site ajudará a dar escala a seu negócio ao permitir que os clientes efetuem a compra onde e quando estiverem mais confortáveis. Não importa se é feriado de Natal ou se são 4 horas da madrugada. A internet nunca fecha. Ou seja, com uma loja online, você não precisa se limitar ao horário comercial.

Conclusão

É muito importante que sua empresa relacione com seus clientes pelas redes sociais, mas um site próprio é parte essencial para uma estratégia de Marketing Digital com foco em resultados. É o canal que vai passar toda a credibilidade necessária para sua base e auxiliar em diversos fatores, como ser encontrado, ganhar autoridade no mercado, expandir o negócio, vender seus produtos ou se relacionar com a audiência.

Se o seu negócio ainda não possui um site, não perca tempo e comece já a planejar a criação. A Indexis possui uma equipe capacitada para oferecer a melhor solução para sua empresa ter resultados na Internet.

Esperamos que esse post tenha elucidado algumas dúvidas a respeito da importância de um site para o seu negócio. Caso você queira acrescentar algo ao debate, sinta-se à vontade para usar os comentários ou compartilhar esse post com seus amigos e clientes que ainda possuem objeções para criar um site com um domínio próprio.

Referências: Administradores e Resultados Digitais